São Paulo
 
 
Web Diário
         
 
 
 
         
       
   
        Dica de passeio | Fernando Calmon | Velocidade          
   
         
 
 
Siga-nos no Twiter
| |
 
 
Assista nosso Canal
| |
 
 
 
Esclarecendo Melhor a Fórmula 1 em 2011

O humilde colunista - que vos escreve desde o início da temporada 2010 - inaugurou este nobre espaço do Diário da Lapa sobre o assunto com um artigo que gera dois tipos de interpretações e eu gostaria justamente de não deixar dúvidas sobre este assunto.

Na ocasião, escrevi um texto cujo título foi “F1 2011 Começa com um Deja Vu”. Vamos deixar muito claro que isso se refere apenas aos resultados consolidados do que estávamos registrando até ali, e que poderiam até ser complementados com a etapa da China. Portanto, a temporada 2011 começou com as mesmas forças (Red Bull e McLaren) e a mesma decepção de 2010, no caso, a Ferrari, que só melhorou depois.

Agora, o que nada tem a ver com o ano passado é a competitividade. Finalmente a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) acertou em cheio nas mudanças para favorecer a disputa na pista. As mudanças de pneus e aerodinâmicas, além do Kers, agregaram muito à categoria. Um exercício básico: alguém lembra de alguma ocasião em que um piloto larga em 18º e que termina a corrida no pódio, sem nenhum tipo de adversidade (chuva, acidente, safety car, etc), entre os primeiros e a apenas 7 segundos do vencedor?

Geralmente este tipo de situação acontece em provas como a emocionante primeira vitória do Rubens Barrichello, que até invasão de pista teve. Eu não me lembro, desde a era Senna, de algum caso deste, com um piloto lá atrás e em condições totalmente normais de corrida chegar na frente e bem perto do primeiro lugar.

Esta é a F1 2011, que, tirando os resultados, só parece ter algum Deja Vu com seus tempos áureos da história, com muita ultrapassagem, muita disputa e ótimos pilotos.



E MAIS:
 
     
   
     
  Luisinho Moreira, jornalista e estudioso do esporte, também atua no segmento de varejo. Apaixonado pelo automobilismo, Luisinho Moreira colabora ao Diário da Lapa, comentando o universo da Fórmula 1, a cada corrida.  
     
   
 
         
         
  Expediente | Fale Conosco | Anuncie Conosco  
         
  © 2010 Propriedade e Copyright AZOL PRESS