São Paulo
 
 
Web Diário
         
 
 
 
         
       
   
        Cultura | Lazer  
   
         
 
 
Siga-nos no Twiter
| |
 
 
Assista nosso Canal
| |
 
 
Memorial da América Latina abre as portas para exposição de artistas argentinos

O Memorial da América Latina apresenta a 9ª Exposição de Artistas Plásticos Argentinos Residentes no Brasil, com a participação, pela primeira vez, de artistas especialmente convidados da própria Argentina e com entrada gratuita, até setembro.

Como nos dois anos anteriores, a exposição homenageará talvez o maior artista argentino “brasileiro” – Antonio Lizárraga, falecido em 2009, aos 84 anos. A exposição começa com dois quadros dele. Lizárraga (foto) se transferiu ao Brasil em 1959, aos 35 anos, após se entusiasmar com a efervescência artística de São Paulo. Aqui se tornou figura seminal no desenvolvimento do abstracionismo geométrico tão caro aos concretistas.

“Ele é um paradigma para toda a classe artística”, conta o professor e crítico de arte Oscar D´Ambrosio, que é curador da mostra - uma iniciativa do Club Argentino de São Paulo. Em 1983 Lizárraga sofre um acidente vascular cerebral que o deixa tetraplégico. Mesmo assim, dois anos depois, ele passa a orientar assistentes a concretizarem suas construções mentais, que exploram as múltiplas possibilidades da composição da forma e da cor no espaço.

Participam da 9ª Exposição de Artistas Plásticos Argentinos Residentes no Brasil os seguintes criadores: Antonio Lizárraga, Adriana Zoudine, Ester Santiago, Guillermo von Plocki (pintura no último parágrafo), Horacio Gerpe, Juan Jose Balzi, Juan Ojea, Maria Eugenia Cordero, Ricardo Amadasi, Roberto Vivas, Juan Guzman, Leila Monsegur, Cynthia Ethel Girardengo, Guido Bogetti, Damiana Suriani, Elena Crescia, Juan Maresca, Eduardo Schamó e Sol Abadi. Os artistas especialmente convidados da Argentina são: Itati Peinado, Silvina Gardonio, Monica Baez e Julia Vallejo Puszkin.

Serviço:
9ª Exposição de Artistas Plásticos Argentinos Residentes no Brasil
Curadoria: Oscar D’Ambrosio
10 de agosto a 4 de setembro, das 9h às 18h
Galeria direita do Auditório Simón Bolívar
ENTRADA FRANCA

Memorial da América Latina
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Metrô Barra Funda - Oeste. Telefone: (11) 3823-4600.
Para mais detalhes,
acesse.


Obra de Silvina Gardonio
Divulgação


 
         
         
  Expediente | Fale Conosco | Anuncie Conosco  
         
  © 2010 Propriedade e Copyright AZOL PRESS