São Paulo
 
 
Web Diário
 
 
         
 
 
 
         
       
   
        Educação | Saúde  
   
         
 
 
Siga-nos no Twiter
| |
 
 
Assista nosso Canal
| |
 
 
 
Escritora lança livro sobre bullying na Bienal, que abre as portas nesta sexta


Está aberta ao público nesta sexta-feira, dia 13, a 21ª Bienal Internacional do Livro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, e a escritora Silvia Strufaldi, moradora da Lapa, lançará o livro “Os Ziskisitos e o quadro roubado” voltado ao público infantil, pela Editora Melhoramentos (que ficará na stand C12/D11).

Esse será o primeiro da coleção “Os Ziskisitos” que, segundo a escritora lapeana, é dedicada a todos os garotos e garotas que são inteligentes, bem-humorados, criativos, simpáticos, têm muitos amigos, adoram uma aventura e curtem desvendar mistérios.

“A obra foi pensada para todos aqueles que fogem ao padrão de beleza considerado "normal", que são mais gordinhos, mais altos, mais baixos ou diferentes de alguma forma do padrão estabelecido por seus colegas e por isso, muitas vezes, são discriminados. Fora dos livros isso também acontece muitas vezes, por estarem fora do que seus colegas consideram "normal", muitas pessoas superlegais são taxadas de esquisitos - ou Ziskisitos, como essa nossa turminha de amigos”, explicou a escritora em entrevista ao Diário da Lapa.

O objetivo do livro, disse ela, é justamente ajudar estas crianças que são discriminadas e excluídas, por não fazerem parte da imagem aceita pela maioria, e mostrar que todos têm suas qualidades, têm amigos e são corajosos.
A amizade é um ponto bastante esmiuçado nesta e nas próximas obras que compõem a série “Os Ziskisitos”. “Dedicado a quem não se importa com a aparência, mas sim com a lealdade, a amizade, a inteligência e o amor, e em compartilhá-los com seus amigos e família”.

Em meio a “correria”, Silvia pôde conversar com o Diário da Lapa antes do lançamento do livro.

Qual a razão em trabalhar este assunto tão presente?
As crianças são um alvo fácil para críticas e gozações e infelizmente também são muito cruéis nas suas brincadeiras. Hoje em dia aparência, beleza, peso... São muito importantes na nossa sociedade e isto se reflete no comportamento das crianças O objetivo é justamente ajudar estas crianças.

E de onde surgiu a inspiração para este trabalho?
A idéia do livro veio de uma matéria que li no jornal a respeito de uma mãe, que tinha que lidar com duas filhas; uma popular e outra excluída. Achei o tema interessante e comecei a lembrar de minhas experiências na escola. Daí nasceu os Ziskisitos.

Por acaso, a autora fez parte de qual grupo na escola?
Devo confessar que não fui um "ziskisito" , mas vi muitas outras crianças dentro da classe ouvirem piadinhas por seu peso, óculos, ou outros detalhes, que sempre tem um chato para chamar a atenção.




E MAIS:
Opções de cursos é o que não faltam na Lapa e Região. Confira!
Conheça as instituições de ensino na Região
ENTREVISTA: Escritor Emílio Figueira, uma vida de arte e superação
Mercado da Lapa comemora aniversário com espetáculo circense, shows e cursos
Ministério Público investiga Arena do Palmeiras, diz jornal
Prefeitura vai recapear vias da Lapa; saiba quais são
A polêmica Inspeção Ambiental Veicular, por Fernando Calmon


 

  “Os Ziskisitos e o quadro roubado”, da lapeana Silvia Strufaldi (acima). Para mais detalhes sobre o livro, acesse o blog ziskisitos.blogspot.com ou fale com a escritora pelo email silvia_strufaldi@hotmal.com

Além dele, a Bienal do Livro terá diversas obras de literatura infanto-juvenil.

Confira a programação deste final de semana:

Sexta-feira - 13 de agosto
13h às 14h, Cássia Viger
Tema: Literatura Infantil: Nas asas da imaginação
Durante o encontro, a pedagoga Cassia Viger irá mostrar como o livro infantil pode ser um valioso instrumento pedagógico, capaz de entreter, ampliar a visão de mundo, criar consciência ecológica, emocionar, sensibilizar e formar leitores.

16h às 17h, Alessandra Roscos
Tema: Contação de história
A jornalista mineira, blogueira e autora de literatura infantil, Alessandra Roscos, irá falar sobre sua relação com a escrita, desde as lições de casa e as poesias de infância guardadas em cadernos e diários secretos, até as cartas, matérias jornalísticas e as histórias para crianças.

Sábado - 14 de agosto
15h30 às 16h30, Walter Vetillo
Tema: Ação e Mistério – excelentes catalisadores da imaginação para os jovens leitores
Walter Vetillo dedicou parte de sua obra aos grandes heróis nacionais, nomes que podem gerar o interesse dos alunos em histórias desconhecidas. Neste bate papo com os professores, o escritor propõe mostrar como é possível fisgar a atenção dos jovens, por meio de uma literatura que mescla curiosidade, aventura e fatos históricos.

A Bienal do Livro vai até o dia 22. Até o dia 21 funciona até às 22 horas e no dia 22, o último dia, encerra às 20 horas.

Ingressos*:
Inteira R$ 10 e meia entrada R$ 5.
Na sexta, dia 13, quem comparecer fantasiado do seu personagem favorito não pagará ingresso.

*Os estudantes devem apresentar documento de identificação estudantil com data de validade. Caso no documento apresentado não conste data de validade, deverá ser apresentado outro que comprove a matrícula ou a frequência no ano letivo em curso acompanhado de carteira de identidade.

Os idosos, acima de 60 anos, não pagam ingresso apresentando carteira de identidade para comprovação.

Menores de 12 anos não pagam.

 



     


   
 
         
         
  Expediente | Fale Conosco | Anuncie Conosco  
         
  © 2010 Propriedade e Copyright AZOL PRESS