São Paulo
 
 
Web Diário
 
 
         
 
 
 
         
       
   
        A vida na Lapa    
   
         
 
 
Siga-nos no Twiter
| |
 
 
Assista nosso Canal
| |
 
 
Dia Mundial Sem Carro terá ações na Zona Oeste nesta quinta-feira, dia 22

O Dia Mundial Sem Carro, que é comemorado nesta quinta-feira, dia 22 de setembro, poderá mudar a rotina de São Paulo, inclusive na Zona Oeste. O objetivo da iniciativa é combater a poluição do ar, a emissão excessiva de gases (efeito estufa) e estimular a adoção de políticas públicas de transporte coletivo de qualidade.

Para o motorista que dar carona, a cidade terá nove faixas reversíveis durante os horários de pico, uma delas fica entre a entre a Avenida dos Remédios e a Rua Major Paladino.

A ideia é incentivar os motoristas a dar carona e reduzir a quantidade de carros na rua. As faixas nesta quinta-feira podem ser utilizadas como teste. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, aproveitará o Dia Mundial Sem Carro para estudar aplicar a medida em dias comuns.

Confira ao clicar aqui onde serão instaladas as faixas!

Também na Zona Oeste, terá uma ciclovia e ciclorrota que interligará a Estação Butantã, da Linha 4 do Metrô, com a Cidade Universitária. O local foi visitado por Kassab nesta quarta e vai entrar em operação a partir desta quinta.

“O Dia Mundial Sem Carro é uma referência para que todos nós possamos compreender a importância de implantar as políticas públicas que dispensem o uso de carros e invistam em transporte público de massa. Hoje vistoriamos essa ciclovia e a ciclorrota que vão integrar o Metrô à USP. Muitas pessoas poderão utilizá-la, inclusive, alugando bicicletas na estação de Metrô”, disse o prefeito.

No total, a ciclovia terá 840 metros de trajeto entre a Estação Butantã e o portão principal da Cidade Universitária. O trecho da ciclovia e ciclorrota compreende a Avenida Vital Brasil, Rua Engenheiro Bianor, Praça Monte Castelo, Rua Gaspar Moreira e Avenida Afrânio Peixoto.

O percurso da ciclovia conta com sinalização vertical e horizontal, sendo 560 metros de ciclorrota (compartilhamento de espaço com automóveis) e 280 metros de ciclovia (espaço restrito a bicicletas). Dez bicicletas estarão à disposição para quem interessar – o número deve aumentar.

Ônibus
Visando um aumento da demanda de passageiros no transporte público por ônibus, a SPTrans ampliará o horário de pico do sistema em duas horas no Dia Mundial Sem Carro. O pico da manhã, que vai das 5h às 8h30, será ampliado em 30 minutos, indo das 5h00 às 9h00. Esse acréscimo irá gerar uma oferta de 12% a mais de viagens, passando de 95.060 para 106.467 partidas. Já o pico da tarde, que é das 16h00 às 20h00, nesta quinta-feira será das 15h30 até as 21h, aumentando a oferta de partidas em 22%, passando de 112.500 para 137.252 viagens.


E MAIS:
Dia Mundial Sem Carro terá ações na Zona Oeste nesta quinta-feira, dia 22
Confira os endereços e horários das faixas solidárias!
Escritora lapeana aborda bullying em livro infantil “Os Ziskisitos – A Casa Mal-Assombrada”
Região da Lapa chega a marca de 200 paraciclos
Setembro tem cursos gratuitos no Shopping Center da Lapa
Sebrae oferece palestra sobre negócios durante a noite neste fim de setembro
Audiência Pública em defesa do Parque Água Branca acontece nesta quarta-feira, dia 21
Marginal Pinheiros terá retorno durante obras na região da Lapa
Sebrae orienta empresários, na Lapa, para deixar o negócio atraente
O cafezinho e a saúde, herói ou vilão?
Fique por dentro da diferença entre o produto Diet e o Light
Sebrae examina gestão de micro e pequenas empresas, gratuitamente
Conheça o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
"Não é fácil ser subprefeito da Lapa", diz Carlos em conversa com o Diário
Lapa, sempre de braços aberto e em evolução




Ciclovia com 840 metros de trajeto na Zona Oeste
Foto Fábio Arantes/Secom


 
         
         
  Expediente | Fale Conosco | Anuncie Conosco  
         
  © 2010 Propriedade e Copyright AZOL PRESS