São Paulo
 
 
Web Diário
         
 
 
 
         
       
   
        A vida na Lapa    
   
         
 
 
Siga-nos no Twiter
| |
 
 
Assista nosso Canal
| |
 
 
Lapa completa 421 anos em plena expansão comercial

Cada vez menos desindustrializada e mais verticalizada, a Lapa completa 421 nesta quarta-feira, dia 12 de outubro, em plena expansão comercial. O bairro que, no final do século XIX, durante o período da Grande Imigração, recebeu famílias de várias nacionalidades e tornou-se industrial no século seguinte com a Estrada de Ferro São Paulo Railway, convive com uma expansão comercial.

Órgão como o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) contribui para este boom, e os lapeanos agradecem. Para os moradores, um comércio é sempre opção de compra.

O Sebrae calcula que já há mais de 11 mil comércios na Lapa.

Durante uma semana em agosto, em um mutirão na praça Melvin Jones, esquina com a Rua Nossa Senhora da Lapa, o Sebrae formalizou 358 empreendedores individuais que estavam na informalidade. Só pôde ser contemplado aqueles que se encaixam no EI (Empreendedores Individuais).

“Passaram pela tenda de formalização mais de duas mil pessoas buscando informações e a formalização de 358 Empreendedores Individuais. A nossa expectativa foi totalmente superada, pois não esperávamos formalizar tantos empreendedores individuais”, disse o gerente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Oeste, Alexandre Martins.

Segundo ele, esse boom de empresas sendo legalizadas causa impacto positivo na Lapa e região. “Atinge positivamente a autoestima da população, amplia a possibilidade da geração de novos postos de trabalho com carteira assinada, possibilita acesso de negociação entre empreendedores individuais e empresas legais, ampliando consideravelmente as chances de sucesso.”

População aprova opções de serviços no bairro

Para Alaíde Costa Fagundes, uma loja a mais é sempre bem-vinda. Principalmente para ela que, aos 68 anos, tem dificuldade de locomoção. “Seria complicado viver em um bairro distante do comércio. Não é fácil transitar com essa idade”.

Entre os segmentos de negócios mais procurado na Lapa, destaca serviços relacionados a beleza, como cabeleireira, manicure, porém, segundo o Sebrae, todas as quase 400 profissões contemplada pela Lei do Empreendedor Individual já foram atendidas na região.



E MAIS:
"Não é fácil ser subprefeito da Lapa", diz Carlos em conversa com o Diário
Lapa, sempre de braços aberto e em evolução
 
Tenda do Sebrae atende empreendedores

 
         
         
  Expediente | Fale Conosco | Anuncie Conosco  
         
  © 2010 Propriedade e Copyright AZOL PRESS