São Paulo
 
 
Web Diário
 
 
         
 
 
 
         
       
   
        A vida na Lapa    
   
         
 
 
Siga-nos no Twiter
| |
 
 
Assista nosso Canal
| |
 
 
Lapa completa 421 anos com inúmeros “cartões postais”

Durante as campanhas eleitorais, podemos notar a presença constante de candidatos em nossa região. A Lapa é um amplo colégio eleitoral, pois abrange os mais diferentes tipos de habitantes – 1 milhão de pessoas circulam diariamente- e reúne prédios industriais, áreas comerciais e todos os setores sociais.

Não à toa, é um dos bairros mais cobiçados para morar, é a cara de São Paulo: influenciada por imigrantes e ostenta uma série de eventos culturais. “A Lapa á a fotografia paulistana. Aqui você tem desde o comércio popular, a nossa Doze de Outubro (rua) apagou a tumultuada rua 25 de Março da minha cabeça, e até aos locais para absorver as grandezas culturais”, define Bruno Augusto Guríam, morador da rua Carlos Webber, na Vila Hamburguesa.
.

O bairro rompe fronteira e reúne gente de todo o canto do país com suas atrações culturais. O vendedor de livros e discos Lucas Américo da Silva recorda e narra com entusiasmo sobre o dia em que ele deixou a cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e fez uma viagem de seis horas de ônibus para acompanhar um show do seu grupo favorito, o Pato Fu, no Sesc Pompéia. “Fiquei admirado com a estrutura e o visual do Sesc Pompeia. O local ainda remete a fábrica que existia por lá e isso faz a diferença. Eu gostei muito deste Sesc, tenho saudades e estou sempre atento a sua programação para voltar a qualquer dia”, analisou ele, que é sócio do Sesc e frequenta assiduamente a unidade de Rio Preto.

Para ganhar a alcunha de “a fotografia de São Paulo”, a Lapa conta com endereços para os mais diversos estilos e programas (como os leitores poderão ver abaixo), mas também é importantíssima para a economia da cidade. Há desde grandes marcas, como a Sadia e Alston, como comércios populares, franquias e redes varejistas.

“O bairro da Lapa presenteia a cidade de São Paulo com uma importante concentração de empresas do comércio, prestadoras de serviços e industriais, são mais de 11 mil empresas. O destaque fica por conta do comércio, com inúmeras ruas e avenidas contempladas, devemos destacar a Rua Doze de Outubro e seu em entorno, que atrai consumidores dos quatro cantos da capital, tamanha importância reflete em um volume significativo de consumidores vindos da Zona Norte atraídos pelos produtos e serviços ofertados na região”, analisa o gerente do escritório regional Sebrae (Serviço o Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) na Zona Oeste, Alexandre Martins.


AS GRANDEZAS DA LAPA

Editora Três
Instalada na rua William Speers, a Editora Três publica as revistas semanais ISTOÉ, ISTOÉ DINHEIRO e ISTOÉ GENTE, as mensais PLANETA, MOTOR SHOW e DINHEIRO RURAL, a bimestral ISTOÉ PLATINUM e ainda a revista ISTOÉ 2016, cuja periodicidade será trimestral nos primeiros anos, passando a bimestral e tendo periodicidade mensal no ano de 2016. Fundada em 1972 é a terceira maior editora de revistas do Brasil.
Rua William Speers, 1.088 - Sala 10
(11) 3618-4566 / 4275


Estação Ciência
A Estação Ciência – USP (Universidade de São Paulo) é um centro de ciências interativo que realiza exposições e atividades nas áreas de Astronomia, Meteorologia, Física, Geologia, Geografia, Biologia, História, Informática, Tecnologia, Matemática, Humanidades, além de cursos, eventos e outras atividades, com o objetivo de popularizar a ciência e promover a educação científica de forma lúdica e prazerosa. Para receber os visitantes, a Estação Ciência tem uma equipe de estagiários (estudantes universitários) que auxiliam nos experimentos, fornecem informações e esclarecem dúvidas sobre as exposições. O público anual é de mais de 400 mil pessoas, entre escolares e público geral.
Rua Guaicurus, 1394.
(11) 3673-7022

Tendal da Lapa
Desde 1989, o espaço cultural contribuiu para a formação cultural dos lapeanos, com espetáculos de musica, teatro, artes. É a maior casa cultural da cidade de São Paulo, com 7,4 mil metros quadrados, em um prédio tombado pelo Compresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) em 2007. O local reúne dezenas de oficinas culturais, palestras sobre variados temas, como sustentabilidade, e com entrada gratuita.
Rua Constança, 72.
(11) 3862-1837

Teatro Cacilda Becker
O Teatro foi projetado para suprir uma demanda de teatros na zona oeste da cidade, sendo o único teatro da Prefeitura naquela região. O nome é uma homenagem à atriz Cacilda Becker (1921 – 1969), considerada uma das maiores atrizes de palco do Brasil. Cacilda encenava Esperando Godot, junto com seu marido Walmor Chagas, em 1969, quando teve um derrame cerebral no palco e faleceu em seguida.
Rua Tito, 295 - Lapa
Telefone: (11) 3864-4513

Pelezão
No local o morador pode cair na piscina e praticar futebol, vôlei, basquete. Há também espaço especial para a terceira idade, com oficinas e o maravilhoso jardim japonês em comemoração ao centenário da chegada do navio Ryojun Maru no Porto de Santos, com mais 900 imigrantes japoneses.
Rua Belmonte, 957 – Lapa

E clique para ver outros locais:

Mercadão da Lapa

Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Rua Pio XI, número 500.
(11) 3641-1330

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
Rua Pio XI, 675.
(11) 3832-5210


Lazer e opções para compra e lazer
Memorial da América Latina, Sesc Pompeia; Shoppings da Lapa, Bourbon e West Plaza; Parque Vila dos Remédios e da Água Branca.




 
Fernanda Takai, do Pato Fu, no Sesc Pompeia

Divulgação



E MAIS:
Leia tudo o que acontece na Lapa



A rua Doze de Outubro





Estação Ciência, na rua Guaicurus





Jardim Japonês no Pelezão




Teatro Cacilda Becker, na rua Tito



 
         
         
  Expediente | Fale Conosco | Anuncie Conosco  
         
  © 2010 Propriedade e Copyright AZOL PRESS