São Paulo
 
 
Web Diário
         
 
 
 
         
   
Capa | Últimas Notícias | Notícias da Lapa | Notícias da Zona Oeste
   
       
         
 
 
Siga-nos no Twiter
| |
 
 
Assista nosso Canal
| |
 
 
Fábrica dos Sonhos ou Cidade do Samba não encanta moradores da Zona Oeste

A obra para a Fábrica dos Sonhos ou Cidade do Samba na Barra Funda já está em andamento e deverá ficar pronta em dezembro de 2012, conforme o Diário da Lapa publicou no último dia 3 de agosto. A escolha do local, na avenida Doutor Abrahão Ribeiro,é estratégia, além do acesso fácil a Marginal Tietê, fica próximo ao Sambódromo do Anhembi.

No entanto, não deixa os moradores da Zona Oeste otimistas.

A obra faz parte do perímetro da Operação Água Branca, mas o estudo de impacto ambiental para aprovar a implantaçãoda Operação não leva em consideração as consequências da Fábrica dos Sonhos na região, o que é um erro, conforme explica Ros Mari Zenha, geógrafa e membro do Mover e do Cades (Conselho Municipal do Meio Ambiente) da Secretaria do Verde o Meio Ambiente da cidade de São Paulo..

“Queremos que a Operação respeite o meio ambiente, as bacias de drenagens precisam ser bem relacionadas. Esperamos do prefeito obras pontuais e não enganosas, como galeria aqui e ali. Não podemos aprovar o EIA-RIMA por não relacionar a Operação com a Arena do Palmeiras, a Fábrica dos Sonhos”, disse Ros Mari.

O espaço possui uma área de 83,5 mil metros e vai reunir as 14 escolas de samba do grupo especial que irão construir seus carros alegóricos e fantasias para o Carnaval, um museu e estacionamento para 120 vagas. Serão realizados serviços de serralharia, borracharia e até vidraçaria, entre outros, para deixar os carros alegóricos prontos. Deve passar pelo local 600 pessoas por dia em períodos de picos (preparação e durante a festa do carnaval) quase 3 mil pessoas.

Dulcinéia Lins, que trabalha na rua do Bosque e frequenta a região diariamente, acredita que vai ter problemas. “O trânsito já é caótico, imagine quando as escolas estiverem trabalhando aqui e terão que se locomover para o sambódromo. Acho que travar tudo”, prevê ela.

O Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cades) emitiu a licença ambiental para que a obra pudesse ser realizada e fez exigências como isolamento acústico e de deslocamento de carros alegóricos.

Nota-se que a Fábrica dos Sonhos terá impacto considerável na região. No final de julho, especialistas em política urbana, moradia, meio ambiente e entidades civis se reuniram com moradores para esclarecer o andamento de uma série de intervenções propostas na Zona Oeste e, entre elas, a Fábrica dos Sonhos, que foi descrita assim:

Fábrica dos Sonhos/Cidade do Samba: megaempreendimento no perímetro da Operação Água Branca que também tem que "conversar" com as propostas que estão sendo feitas para Operação Água Branca. A sociedade solicita que a área destinada a esse empreendimento seja incorporada ao Sistema de Áreas Verdes da Cidade, considerando sua importância para a permeabilidade em uma região tão carente de áreas verdes. Seria fundamental para compensar o futuro adensamento que a Operação Água Branca está prevendo.



E MAIS:
População elege conselheiros e suplentes para o CADES Lapa
Veículos que transportam produtos perigosos terão restrições em São Paulo
UNESP divulga lista de aprovados na terceira chamada do vestibular. Veja a lista!
Festival de Sopas na Vila Leopoldina inclui Bobó de Camarão e muito mais
Com entrada franca, ginásio na Vila Leopoldina recebe o Campeonato Sul-Americano de Vôlei
Peneiras selecionam estudantes para formar atletas olímpicos. Conheça os dias e modalidades!
Metrô da Lapa ao bairro de Moema está entre os planos de Alckmin
Roubos e furtos de veículos na Zona Oeste não param de subir
Latrocínio assusta Estado de SP, mas não chega na Zona Oeste
Desindustrializada, Lapa abre espaço para novos comércios
"A Lapa é uma excelente opção para abrir novo negócio", diz gerente do Sebrae
"A Lapa perdeu aquela caracterísitca industrial", analisa presidente do CIESP
Lapa completa 420 anos com inúmeros “cartões postais”
Em comemoração aos 420 anos da Lapa, o Diário apresenta uma série de reportagens
Livro documenta a história da Lapa desde os primórdios do povoamento


Espaço vai receber cerca de 3 mil pessoas por dia
Divulgação


 
         
         
  Expediente | Fale Conosco | Anuncie Conosco  
         
  © 2010 Propriedade e Copyright AZOL PRESS