São Paulo
 
 
Web Diário
         
 
 
 
         
       
   
   
         
 
 
Siga-nos no Twiter
| |
 
 
Assista nosso Canal
| |
 
 
 
Capitão da PM, responsável pela Zona Oeste, dá dicas de segurança aos moradores

Em sua entrevista (clique para ler
"O número de roubo e furto de veículos impressiona", diz Comandante da PM), o capitão Mário Alves da Silva Filho, que assumiu o comando da 1ª Cia do 4º Batalhão da Polícia Militar no final de junho, à pedido do Diário da Lapa reforçou dicas de segurança para os moradores da Zona Oeste, que luta contra arrastões em bares e restaurantes e vê alto índice de roubo e furto de carros.

EM RELAÇÃO AOS VEÍCULOS:
- Evite deixar seu carro estacionado na rua, principalmente durante a madrugada. Desligue o carro, retire a chave do contato e tranque o veículo ao estacionar, mesmo que por poucos minutos.
- Procure estacionar em ruas iluminadas e próximo a locais vigiados dia e noite.
- Não deixe embrulhos, roupas, pacotes e valises à vista, dentro do carro. Isso atrai os ladrões.
- Evite namorar dentro do carro, principalmente à noite e em lugares desertos.
- Não pare para discutir "fechadas" ou "batidinhas". É comum que ladrões provoquem isso, só para assaltar.
- Procure transitar com vidros fechados, sempre que possível, e com as portas travadas.
- Ao parar nos semáforos, fique atento ao retrovisor de seu carro e mantenha o veículo engatado em 1ª marcha e distante do carro da frente o suficiente para arrancar, em caso de emergência. Esses cuidados são importantes para evitar, principalmente, furtos praticados por "garupas" de motos, que agem e fogem rapidamente, no transito.
- Cuidado com falsos mecânicos, sempre solícitos, que aparecem "milagrosamente" para ajudá-lo em locais ermos, tão logo seu carro entre em pane. Sinalize seu carro e peça apoio para a primeira patrulha policial que cruzar por você.

NO DIA-A-DIA:
- Em caso de roubo, não reaja. Acredite sempre que a arma do bandido é verdadeira e está carregada. Evite fazer gestos bruscos, que possam ser confundidos com reação de sua parte.
-Procure dialogar o mais cordialmente possível com os marginais, para acalmar os ânimos e amenizar sua fúria. Em geral, estarão mais nervosos que a vítima.
- Se não houver reação, a possibilidade de violência contra as vítimas é pequena. Não se desespere. A Policia Militar possui unidades especializadas em resgate de reféns. Portanto, confie e tenha calma. Assim que os bandidos deixarem o local, avise a Polícia Militar o mais rápido possível, transmitindo o ocorrido e as características deles.

NAS RUAS:
- Ao retirar dinheiro do banco, guarde-o com cuidado em local discreto. Não conte dinheiro em público. Saindo do banco, certifique-se que não está sendo seguido.
- Nunca exiba grande quantidade de dinheiro perante outras pessoas. Separe previamente a quantia necessária as suas pequenas despesas (transporte, cigarro, etc).
- Evite que os idosos andem desacompanhados por locais desertos ou por ruas de comércio muito movimentado, alertando-os para que tomem cuidado com os "contos do vigário", praticados por marginais bem falantes; cuidado especialmente com pessoas que venham Ihe oferecer terrenos em locais distantes, planos de aposentadoria, jóias achadas na rua, curas milagrosas, correntes e alianças de ouro, etc.
- Aconselhe as mulheres para que levem a bolsa, junto ao corpo, protegida pelo braço. Atenção ao zíper.
- Viajando de ônibus, não abandone nem desvie a atenção de sua bagagem.
- Evite a ação de ladrões, não ostentando correntinhas ou jóias em locais movimentados.
- Não carregue consigo objetos de valor, cartões de credito ou todos seus documentos, se não houver absoluta necessidade.
- Não dê informações a ninguém sobre itinerário, hábitos, horários, viagens, etc. Alerte sua família e empregados para também procederem assim.
- Avise, ao perceber que alguém está sendo seguido. Avise também comerciantes e gerentes de bancos, caso note algum movimento suspeito em torno de seus estabelecimentos. E melhor prevenir que remediar. Na dúvida, chame a Polícia Militar.

E MAIS:
"O número de roubo e furto de veículos impressiona", diz Comandante da PM
Arrastões em bares e restaurantes na Zona Oeste não preocupam Comandante
Veja o endereço e telefone das Delegacias da Lapa e Região
Falta de segurança nas escolas pública gera preocupação na Lapa
Balanço da Virada: 4 milhões participaram, 500 pediram socorro, 150 toneladas de lixo e um morto
Ceagesp promove a Santa Feira do Peixe, com promoções e muitas opções
Dicas para escolher o bom peixe
Peixe faz bem para colesterol, boa memória e até depressão pós-parto
 




   
 
         
         
  Expediente | Fale Conosco | Anuncie Conosco  
         
  © 2010 Propriedade e Copyright AZOL PRESS